sábado, 3 de março de 2007

Homossexualidade

Ah! A antiga, mas atual questão que deixa a humanidade confusa e muitas vezes violenta: a homossexualidade.
Como pode algo receber tanta atenção, tanta discussão e tantos atentados como esse assunto; que na verdade “fica atrás” de várias outras questões muito mais importantes, mas que recebem menos cuidados. Com certeza, uma das explicações pra isso é a epidemia que o sexo se tornou, mesmo ainda sendo um tabu, mas que parece controlar todos os aspectos de nossas vidas.
Quero aqui propor questões para reflexão, haja visto que nada ainda sobre o assunto é 100% garantido e/ou provado, mas que pode servir de “estudo” e, no mínimo, nos fazer pensar sobre o assunto... e esse é o intuito maior do texto, pois quando pensamos descobrimos a vida e “segredos” até então escondidos de nossos olhos por nossa própria responsabilidade e medo. É assim que começamos a viver e nos tornar humanos.
Comecemos pensando: por que existem tantos homossexuais no mundo? Ora, alguns podem responder que é doença. Doença? Estaria o mundo todo contaminado com um “microrganismo” que causaria tal moléstia? E se a resposta for positiva, por que será que toda a população mundial não simplesmente se contamina? Podem responder que tais pessoas seriam imunes. Mas então, por que os descendentes de tais pessoas imunes não seriam também imunes, já que muitos homossexuais têm pais heterossexuais, e vice-versa? E mesmo que digam que a questão é genética; nesse caso os culpados dessa doença seriam os pais, que transmitem tal “gene deficiente” para seus filhos? E se respondem que a seleção natural tem algo a ver com tudo isso, de alguma forma estranha, por que será que a própria seleção natural não está impedindo que nasçam mais homossexuais? Bem, acho que essas questões não fazem muito sentido, porquanto homossexualidade não é doença.
Aí vamos para outra questão: homossexualidade como desvio de caráter. Se só assim o fosse, como explicar “tendências” homossexuais (e não estou me referindo a Freud e seus estudos sobre desenvolvimento infantil) que perdura durante toda a vida, começada na infância e, mesmo não conhecendo ou não ter tido nenhum tipo de contato sexual, o indivíduo ainda sente tal preferência homossexual? Isso acaba derrubando, em certo ponto, a teoria da homossexualidade como sendo um trauma de infância (abuso sexual).
A próxima questão é: homossexualidade é pecado! Ah! Talvez esse seja o argumento mais absurdo de todos. Pois que tal explicação não tem fundamento. É apenas algo fácil de se falar e simplificar demais o que não se entende. Tal argumento vem de fanáticos religiosos e, como todo fanatismo, não tem crédito algum. Sim, tentam provar pela Bíblia que tal comportamento é um pecado (quem não se lembra de Sodoma e Gomorra?). Então, o velho testamento foi escrito por homens, que podiam errar sim. Além do mais, o que não prega amor, respeito e caridade na Bíblia, não faz muita diferença. E discriminação “em nome de Deus” é a ignorância de achar que O conhecem por completo, achar que sabem tudo sobre a “verdade absoluta”.
Derrubadas tais especulações, vamos refletir sobre o tema, no aspecto da espiritualidade, que é o intuito desse blog.
Se for verdade que nós, enquanto espíritos, não temos “sexo”, a homossexualidade seria uma “prova” disso, porquanto Deus pretenderia mostrar que o amor verdadeiro não tem limites, nem sexo, nem idade, tanto que há homossexuais, bissexuais e heterossexuais vivendo na Terra. Deus mostra todos os tipos amor que pode haver, mas que, ao mesmo tempo é um só, já que o amor é da alma, não do corpo físico (esse proporciona o prazer físico do amor, mas não o sentimento em si). E, mesmo que digam, os espiritualistas, que a homossexualidade é uma “expiação e prova” para determinado ser, é um aspecto que deve ser vivido, pois é vivendo, tentando, experimentando que se aprende, e estamos aqui justamente para isso.
Não há necessidade de discriminação e/ou abstenção da homossexualidade. Deus só quer mostrar que a Verdade Divina é o amor verdadeiro. Equivocado está quem usa esse amor de forma errada e transforma o sexo em promiscuidade (e isso não é exclusividade dos homossexuais, todos sabem disso... isso é uma questão moral antes de tudo). De qualquer forma, não nos cabe julgar; cada um terá que arcar com as conseqüências de seus atos um dia.
O que importa, acima de tudo, é que nós não sabemos a verdade absoluta e não podemos ser orgulhosos a ponto de achar que a sabemos; porquanto é preciso aceitar os aspectos e a diversidade da vida, que é tão rica, pois a vida é sábia e Deus é sábio. Tudo que existe tem seu propósito de ser e, pensando assim, podemos ser mais humanos, mais irmãos e mais “vivos”.

Para ti

Chore quando a dor e a angústia lhe abaterem, mas guarde a maior parte de suas lágrimas para quando se emocionar com palavras e sentimentos de amor, esperança e fé.

Seja duro e firme como uma rocha para enfrentar os desafios, mas seja maleável para cultivar a paciência e o respeito.
Sinta e compartilhe o amor e a união, mas não deixe que estes sentimentos se tornem prisão.
Conquiste a paz, mesmo que lutas se façam necessárias, mas jogue limpo, sem que cicatrizes lhe marquem a pele e o coração.

Saiba que fomos feitos únicos, inteiros e que nossa felicidade (ou busca dela) só depende de nós mesmos... Ela pode ser complementada se partilhada com alguém ao lado, mas nunca esse “alguém” ser necessário para que a felicidade exista.
Pense que ninguém é de ninguém e nunca deixe que o atraso de outrem dificulte ou atrapalhe sua evolução, mas esteja pronto para estender a mão a quem lhe pede socorro.
Olhe o passado apenas para estudo de auto-conhecimento, mas nunca o cultive; nunca pense no “poderia ter sido”... Pense no que será a partir de agora.
Seja! Esteja! Faça! Desfaça! VIVA!

Consciência

Quem nunca ouviu a frase “Você é responsável por aquilo que faz.”?
Venho lhe mostrar uma outra realidade: “Você é responsável por aquilo que pensa!”.
Já não é mais segredo que nossa consciência e o Universo estão intrinsecamente ligados, relacionados, trabalhando em conjunto. Não só por idéias religiosas e espiritualistas; a ciência está adquirindo essa visão e a psicologia vem estudando e trabalhando os aspectos da consciência.
Nós somos corpo, alma e consciência. Cada indivíduo tem ao seu redor um campo energético, ou eletro-magnético, por onde viajam nossas emoções e consciência. Através dos nossos pensamentos, mudamos nosso campo eletro-magnético e influenciamos tudo ou todos à nossa volta.
As emoções e energias, tanto positivas quanto negativas, exercem influência sobre outros corpos. Um exemplo prático é a antipatia ou simpatia que temos a determinada pessoa, ou mesmo quando sentimos os mesmos “sintomas” que outras pessoas sentem no momento que nos aproximamos. Estudos mostram ainda que tais energias podem influenciar também objetos ou substâncias, como, por exemplo, a cor e textura da água.
Retomando então a frase do início “Você é responsável por aquilo que pensa!”. Nossa consciência, nosso pensamento, influenciando o que está ao nosso redor, recebe e desenvolve a mesma linha de pensamentos emitida. O Universo tende a responder dessa maneira.
Ora, uma pessoa que cultiva idéias e pensamentos negativos como preconceitos, desunião, pensamentos de morte, “prisão” ou falta de sentimentos, se fecha inteiramente à vida e vive numa amargura sem fim.
Ao contrário, aqueles que controlam seus pensamentos, cultivam o bem, o amor, a esperança, a caridade, o respeito, se abrem à vida, à intuição e o Universo responde do mesmo modo.
Assim é que podemos perceber a grande culpa que temos quando não conseguimos superar obstáculos e seguir em frente. Esses obstáculos e ilusões foram criados por nós mesmos, por nossa consciência, que precisa ser educada e desenvolvida.
Cada um vive aquilo que cultiva em sua consciência, em seu coração (digo coração, pois a verdadeira consciência vem do sentimento, das emoções e não da intelectualidade “mal educada”) e o recebe em troca.
Aprendendo a ter uma consciência sã, teremos uma vida sã. Porque tudo está ligado, conectado; TUDO fazendo parte e influenciando o TODO!

Deus é culpado!!?

Sim, Ele leva a culpa de tudo o que acontece de ruim no mundo. E o mais engraçado é que, os que O culpam são justamente aqueles que O tentam defender.
Irônico, não?!
Talvez um ateu tenha uma visão mais ampla dos acontecimentos que um cristão (ou religiosos não-cristãos) porque é exatamente a fé cega, as religiões e seus conceitos que “pintam” Deus de uma forma equivocada.
Ora, não podemos falar de um Deus justo, se esse Deus deixa que seus filhos sofram eternamente numa espécie de inferno. Não podemos falar de um Deus bom e caridoso, se esse Deus castiga seus filhos com algum “fogo divino vindo dos Céus” ou outras alegorias que mais se assemelham à religiões pagãs da antiguidade. Não podemos falar de um Deus Todo-Poderoso, se esse Deus criou um outro deus, este último vil e imperador de um mundo “baixo”, pra concorrência das almas humanas.
Nada acontece sem que Deus o saiba e o permita. O “pagamento” de nosso livre arbítrio, quando desviado do caminho, é a oportunidade de uma nova tentativa (a reencarnação) até que possamos evoluir e voltar para o verdadeiro lar – O mundo espiritual. Lembrem-se que o que passamos na Terra é aprendizagem; aprendizagem necessária e consentida por Deus.
O pecado e o inferno são criações humanas. Estão dentro da cabeça dos fracos, que os tornam cegos e escondem a verdadeira Lei de Deus: O AMOR.
Se há amor, há Deus... e isso é tudo!

Amor

É realmente incrível, e posso dizer lamentável como o ser humano tem se comportado na atualidade em relação ao amor próprio e para com seu próximo. O que deveria ser um sentimento puro parece não passar de “artigo de segunda mão”, que pode ser substituído por sexo, interesses, orgulho, vaidade.
Chegamos ao ponto de usar uma grande ferramenta de informação inventada pelo homem, a internet, para simples satisfação do prazer, prazer esse momentâneo, falso e vazio. Um “acordo sexual” realmente, no qual a pessoa se entrega a qualquer estranho desde que este tenha sua aparência física impecável; sua moral, essa parece pouco necessária.
Precisamos entender que o amor verdadeiro é o sentimento mais nobre e Divino que uma pessoa pode carregar e cultivar em seu coração. Quando digo AMOR, não me refiro somente a uma relação amorosa entre marido e mulher ou um casal de namorados, mas também o amor ao ser humano no sentido fraternal; e daí vem o respeito, um fator importante, senão o mais importante.
Uma pessoa só sabe amar realmente quando se respeita e respeita os outros. Sem o respeito, tudo não passa de banalidade e ignorância. Ignorância essa que o homem cultiva por orgulho, falsa moral e ideologias equivocadas.
Precisamos entender que a diferença não é algo assustador ou ameaçador. Heterossexuais e homossexuais, quando carregam amor em seus corações, são divinos. A hipocrisia, a falsa moral e as “leis divinas” inventadas pelo homem de nada valem aos olhos de Deus. Deus não impõe condições para amar, Ele só conhece o amor.
Já passou demasiadamente a hora de nos respeitarmos e respeitarmos o próximo para um mundo melhor. Todas as desgraças ocorrentes nos dias de hoje são conseqüência do descaso humano.
Informações estão por toda parte, principalmente dentro de cada um de nós; o que nos falta é arrancar as vendas da falsidade, da vaidade, da hipocrisia e do medo de nossos olhos e buscar a paz e a felicidade.
Eis que o amor verdadeiro não impõe condições, não é possessivo e muito menos deve ser mascarado ou barganhado. O amor é o sentimento que nunca morre e continua conosco por toda a eternidade.


“O amor é a lei de Deus. Vivemos para poder
aprender a amar. Amamos para aprender
a viver. Nenhuma outra lição é exigida do homem.”
- Mikhail Naimy

Felicidade

Ver o dia que se inicia saudando a vida
Sentir a alegria que transborda o coração
Viver o amor que nenhuma barreira pode impedir
Querer e fazer o possível para conquistar
Sonhar mas sem nunca ter os pés fora do chão
Ser e estar sem nunca ter que se arrepender
Perceber a beleza do mundo, das coisas, das pessoas
E quanto mais percebemos o belo
E quanto mais amamos
E quanto mais acertamos
E quanto mais vivemos
Mais aumenta nossa própria beleza
Mais aumenta nossa fé
Mais justos e humanos nos tornamos
Mais a vida nos recompensa e nos enche de júbilo
E a vida se torna bela
E novas oportunidades aparecem
E pessoas maravilhosas se apresentam
E novos obstáculos são superados
E Deus se torna mais presente
E a Felicidade se faz, pura e simples!