segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Responsabilidade Maior

Pegando um trecho do livro “Caos – Terrorismo Poético e Outros Crimes Exemplares”, de Hakim Bey (com algumas adaptações de E. G.) para começar o assunto desse post:

“... eles mentiram, venderam-lhe idéias de bem & mal, infundiram-lhe a desconfiança de seu próprio corpo & a vergonha pela sua condição de profeta do caos, inventaram palavras de nojo para seu amor molecular, hipnotizaram-no com a falta de atenção, entediaram-no com a civilização & todas as suas emoções mesquinhas...”

Aí vem a questão: Quem comete maior falha? Quem "mente", ou quem aceita a "mentira"?

Na verdade, a palavra "mentira" foi colocada entre aspas justamente porque nem sempre há mentira na maioria dos casos. A palavra 'mentira' se refere a algo que não é verdadeiro, dito e/ou pregado por uma pessoa que conscientemente sabe que tal fato é irreal... Ou seja, mentira é proposital. E claro, existem sim muitos mentirosos por aí! Agora, quando um fato irreal é dito/pregado por alguém, que não seja proposital, ela comete um equívoco (mas não "mente") por culpa de sua ignorância... E é essa ignorância que vemos mais frequentemente corrompendo pessoas e levando a diante promessas e profecias deturpadas... E acredite, ignorância parece ser algo contagioso... Porque seu vício forma uma "verdade mascarada" e se faz crer e proliferar, pela imposição, pelo descaso, pela preguiça de se pensar um pouco além, pela surdez e cegueira ao contactar o "eu interior”. Quando se mente, o faz propositalmente... E o intuito é de propagar a ignorância (em formato apelativo, quase sempre) pra algum tipo de benefício voltado ao mentiroso!Resumindo: a ignorância leva ao equívoco... e o equívoco, quando se torna proposital e enganador, se torna uma mentira!!!!!

Voltando ao que coloquei no início... Parece-me mais falho a pessoa que "aceita a mentira"... E explicarei o porquê.Claro que grande erro comete aquele que mente... Pois sabe que o que diz não é real (ou no mínimo sabe que é incompleto) e toma falsas verdades como máximas inquestionáveis! Sem dúvidas que seu erro é grave, e isso lhe pesará!Porém o que se percebe é que erro maior comete o ignorante que aceita tais mentiras em sua vida. E é simples o porquê:A vida, mesmo que a compartilhemos com outros (amigos, famílias, relacionamentos sociais...), é única e exclusiva de cada pessoa! Ninguém é responsável por sua vida do que a própria pessoa... e todas as suas escolhas, pensamentos e atitudes serão suas responsabilidades e, as conseqüências de tais, apenas serão "pesos" a si próprio! O ser é individual, assim como sua vida é individual e responde do modo como é desenvolvida. Evolução começa em si próprio, pra depois alcançar outros! Acima do termo "ajude o próximo", está o "ajude a si mesmo antes de tudo, sua responsabilidade é com você... e o do outro, é com ele mesmo”. Então, mesmo que haja dezenas de milhares de mentirosos por aí, o dobro há de pessoas que só precisam aprender a viver, e pensar (e testar) antes de aceitar qualquer imposição ou "verdades" mal explicadas. A ignorância é curável, quando há o mínimo de compreensão, busca de respostas que funcionam, testes que se mostram eficazes e contato com a alma... que é por onde a vida flui e traz Luz! Sem isso, nos tornamos como os outros seres viventes - irracionais. A vida nos deu algo que só nós (seres humanos) temos - a consciência... e nada é dado "de graça". Usemos a ferramenta!A alma é a sapiência e a voz de Deus em nós... ela é experiente e conhece o mundo infinito... e não se amarra a conceitos que não seus e que lhe causam incômodo.Ao invés da "luta" contra a mentira, cuidemos pra que a ignorância seja "curada"... isso é o que acabará um dia com tais mentiras, naturalmente!

É verdade que, dependendo da situação, a mentira é "necessária" (mesmo não concordando que seja inevitável)... Escrevendo o texto, imaginei a questão das mentiras morais, educacionais e de imposição! Acho estas prejudiciais ao máximo e não vejo qualquer bem resultante delas. Quanto à "quem mente/quem aceita a mentira"... O "ser" é responsável por si mesmo e, mesmo que tenham lhe imposto as mentiras, cabe a ele procurar o esclarecimento e o que lhe faz sentido e bem, como dono de si, tento posse sobre a própria vida.Por isso acho que quem simplesmente aceita a mentira comete um erro maior... Pois a prioridade do indivíduo é cuidar de si mesmo e de sua evolução... Não interessa se impuseram isso ou aquilo pra pessoa (acho até muitas vezes bom isso, porque em certos casos dá-se uma forçosa e as vezes dolorida busca, mas necessária, do indivíduo à sua alma... e resultados ótimos podem vir disso...), o que importa é o que você faz por e para você. É sempre fácil e cômodo achar um bode expiatório pras mazelas que acontecem: "é tudo culpa dos meus pais!", "porque se o pastor fosse mais aberto ao diálogo...", "porque se eu tivesse nascido numa família diferente..."... São muitos porquês, pra pouca ação. Desculpas não levam ninguém a evoluir... Já a consciência e a busca de uma qualidade de vida satisfatória são os passos pra um futuro de esperanças e luz. Se mentiram, fizeram o que sabiam e o que podiam fazer. É preciso esperar mais de si mesmo do que dos outros... "Eles mentiram, fazer o que né? Agora é eu tirar essas bobeiras da cabeça e procurar o que é melhor pra mim, o que funciona pra mim!"