domingo, 13 de abril de 2008

Ilusão

A ilusão é a grande “porta de entrada” para os transtornos psíquicos e consequentemente psicossomáticos. Quantas vezes você já ouviu falar de pessoas que desenvolveram câncer por motivos emocionais? Quantas pessoas que sucumbiram às depressões profundas e outras ao extremo da auto-mutilação ou suicídio? Sempre ouvimos essas histórias e muitas vezes estão presentes no nosso lar, no nosso círculo de amizade, nossos relacionamentos afetivos, nosso local de trabalho... E como acontecem tais situações, não raro, inesperadas?

Quando se faz essa pergunta, temos sempre resposta pronta querendo explicar, de forma a acusar ou apontar fatores externos a esses acontecimentos:
“_ porque alguém me magoou”
“_ porque estou desolado, pois meus pais não me entendem”
“_ porque meu namorado não gosta do que eu gosto”
“_ porque minha esposa não é como eu sonhava”
“_ porque meus filhos são decepções na minha vida”

E sempre muitas reclamações. São sempre muitos “porquês”, sem realmente estar certa a explicação... Alguém alguma vez explicou dessa forma: “_ porque eu sou um iludido.”? Bem provável que não, uma vez que assumir responsabilidades se torna fardo deveras pesado.

Mas é isso mesmo. A ilusão. A grande vilã da vida. Uma vilã construída dentro de nossas próprias mentes.

A ilusão nos cega, nos tornando escravos dominados de nossas próprias fantasias. A ilusão mascara a realidade, simplesmente a ignorando e montando no palco da consciência um show de fantoches alheios e programados. Sem dúvida uma válvula de escape da realidade poderosa e precisa.

Então, com a ilusão, construímos cenas, personagens e situações que apenas existem na mente, mas as projetamos para fora, para nosso dia-a-dia, para as pessoas que nos cercam. E pela ilusão tudo vai bem, porque “vai” como nós queremos, como imaginamos que é certo, que tem que ser. Mas um belo dia algo súbito acontece e destrói toda nossa ilusão. Mas claro, um castelo de areia está fadado ao desmoronamento, pois não tem alicerce forte. Destruída a ilusão, entramos nos mais escuros campos da mente e ali permanecemos, inertes ou desesperados, compulsivos ou abatidos, quietos ou nervosos demais; tudo em extremos e em demasia. E tudo isso porque a realidade se fez mostrar e a ilusão cedeu.

E então começam os problemas, dos mais variados: depressão, doenças físicas, desequilíbrios hormonais, paranóia, suicídio, entre tantos outros. A responsabilidade? Sua! Apenas sua! Que criou as ilusões por orgulho e vaidade. Ora, se ela está em você, é criação sua, então não culpe a vida ou os outros que são menos iludidos que você.

Porque no orgulho queremos que tudo seja feito a aconteça como nos convém. Queremos controlar tudo, a vida, as pessoas, a natureza, Deus! Mas a realidade sempre se faz presente, cedo ou tarde, para mostrar que estamos no caminho errado, no caminho do “faz de conta”, no caminho da ignorância.

Precisamos aprender a não sermos seres iludidos; a ter a consciência da vida e da realidade. Precisamos parar de nos escondermos em muros de areia e de querer controlar tudo e todos. É preciso que saibamos da realidade. Uma pessoa consciente da realidade não é “atacável”, não é “magoável”, não é ignorante, porque tem pleno entendimento de como a vida flui, das virtudes e faltas dos seres humanos, das atitudes que levam a uma ou outra conseqüência. Uma pessoa sem ilusão está preparada, ou se prepara constantemente às pedras que existem no caminho.

Então paremos de buscar o príncipe encantado, montado em seu cavalo branco, completamente perfeito; ou a princesa mais bela do reino, em seu castelo pomposo, completamente perfeita; ou os amigos que nunca discordam de nós, completamente perfeitos; ou, ainda, o melhor emprego do mundo, com patrão e colegas de trabalho maravilhosos e completamente perfeitos. E o mais importante de tudo: paremos de nos fazer completamente perfeitos para os outros. Paremos de cultivar o orgulho e comecemos a viver de verdade, a viver bem, a sermos nós mesmos, a respeitarmos nós mesmos e a nos dar a devida consideração.

Porque graças à falta de ilusão da vida, o mundo está repleto de diversidade de todos os tipos. É essa diversidade que impulsiona o mundo; é através dela que conhecemos e descobrimos mais sobre as pessoas e sobre nós mesmos; é através dela que podemos desenvolver a liberdade e a consciência, a união e o progresso, a verdade e a vida!

9 comentários:

Unknown disse...

Sinceras e verdadeiras palavras. A ilusão é a verdadeira cegueira, aquela que se tapa os olhos e não enxerga a realidade.

Anônimo disse...

A vida é um grande conflito, porém muitos desses conflitos são componentes de nossas próprias atitudes não muito bem pensadas. Mas isso não quer dizer que estamos em um carma cruel que nos colocas em determinadas passagens constrangedoras,que nos envolvem. Assim como o autor deste blog colocou- nos os grandes conflitos que aqui convivemos, nossas ilusões e a diversidade moral existente nos seres humanos devidos as suas condições psíquicas, porém tudo bem analisado é muito bem programado para um bom sucesso em nossas praticas e atitudes vividas.
Um carinhoso abraço, caro amigo Juliano e novamente te gratifico com enorme elogio sobre suas colocações colocadas nesse farto texto filosófico.

Antoni Cerato
http://mensagensdoalem.blog.terra.com.br/
minha pagina sejam bem vindos

16 de Abril de 2008 12:56

Anônimo disse...

Caro Juliano,
Aprecio muito suas expressões. Entretenho-me com as palavras do seu blog. Fico a ler e reler as frases, a imaginar como teceu cada oração, bem como o processo de escolha das palavras, que expressam tão bem suas idéias. Ademais, ao conhecer o seu blog, eu me senti premiado porque li textos de rara beleza, abordando temas sobre os quais eu gosto de escrever.
Pode-se notar claramente a fé que deposita no bem, bem como no respeito, o qual impregna seus textos. Você serve no seu blog um raro banquete de boas palavras, que vivificam a alma de quem lê. São manifestações dessa ordem que fazem a gente se perceber como um reflexo de Deus.
Comungo com suas palavras, Juliano, porque acredito que a semeadura da esperança, bem como o compartilhamento da experiência, empresta um novo sentido para a vida. Louvo, pois, o bem que vejo no seu propósito, o bem enquanto crença no poder da luz, enquanto exercício diário que alaga a alma.
Força e luz, amigo.

Vítor Freires disse...

Excelente o texto!
Concordo e muito, mas aí de mim que sou um sonhador!

Calina disse...

Juliano,
Foi um grande prazer conhecê-lo, e maior prazer foi poder apreciar este texto sobre a ILUSÃO, algo tão fácil e tão dificil de nos libertarmos, mas foi realmente proveitoso esse esclarecimento. Gostei muito do "paremos de nos fazer completamente perfeitos para os outros. Paremos de cultivar o orgulho e comecemos a viver de verdade, a viver bem, a sermos nós mesmos, a respeitarmos nós". Mais um aprendizado em nossas vidas.Obrigada!

Anônimo disse...

Simplismente perfeito!!!!!
Em cada palavra desse texto se nota a Luz, nos aconselhando, nos iluminando com Sua sabedoria...muitos realmente devido a problemas, pensam em se matar as vezes pq acham q tudo está perdido,mas as vezes o problema está em nós mesmos q sonhamos com coisas q não nos pertencem e q quando percebemos q tudo aquilo q sonhamos virou pó ai vem a depressão profunda onde muitos se afogam sem volta...amei esse texto...amei cada palavra dele pq ensina, abre os olhos, não os carnais, mas os espirituais q nos mostrarão o caminho certo a se escolher e seguir!!!

Unknown disse...

Julian!! Adorei o seu blog!! Textos muito bem escritos!! Com muito capicho e consciência!! Do jeito que gosto. Sou estudiosa dos conceitos da vida!!
Vou apreciar os outros textos!! Amo ler!! Parabéns!!
Um grande abraço!!

Unknown disse...

Relendo aqui o seu texto, me fez sentir a calma de quem está apreciando a vida e aceitando-a em cada detalhe. Me fez perceber que estando na ilusão da mente, perdemos detalhes tão delicados dos seres que nos rodeiam, porque estamos cegos para o que é real e vivendo a ilusão. Ufa!! Saí um peso.......

como é bom perceber cada nuance do seu ser e poder vivenciar "o que é é".....

enxergar cada detalhe..... é tão bom viver com consciência.

A respiração muda; ela fica mais profunda. Saí o controle. Para de empurrar as pessoas e as coisas e começa apreciar o fluxo ....... sem a ilusão da perfeição....

calmo, profundo e oportuno.

ÍtaLo ALessandro disse...

Gostei muito querido!
obrigado pelo comentário lá...
espero com mais tempo vim beber
da sabedoria que você posta aqui
e darei meu comentário mais justo.
Te estimo com grandeza. Talvez mais
do que ja sabe!